UE disponibiliza 2000 vagas de emprego na Dinamarca, Alemanha, Espanha e Itália

Quatro centros de emprego na Dinamarca, Alemanha, Espanha e Itália são o ponto de partida para o novo programa de mobilidade jovem na Europa cujo objetivo é tornar mais fácil a ocupação de vagas de emprego por toda a Europa.

O programa prevê uma ajuda monetária para os jovens que queiram mudar de país para trabalhar. Este dinheiro de bolso é um incentivo para a viagem e para a aprendizagem da língua mas a intenção é que o jovem seja pago pela empresa que o contrata.

O portal da Europa vai ter um site especializado para o novo projecto de forma a facilitar o acesso à informação e às 2000 vagas disponíveis.

Quer o jovem, quer o empregador beneficiam financeiramente do programa. A Comissão Europeia disponibiliza verbas para ajudar os jovens numa primeira fase, com as viagens para a entrevista por exemplo. Já a empresa recebe apoio financeiro para formação e orientação do candidato. O trabalho tem de ter uma durabilidade de pelo menos seis meses, com possibilidade de prolongamento.

O programa foi apresentado esta sexta-feira em Aarhus na Dinamarca durante o Dia Europeu do Emprego. Com uma taxa de desemprego média europeia na ordem dos 22,4%, Wallis Goelen da Unidade de Emprego e Ação Social da Comissão Europeia explicou que “o projecto
não é um remédio milagroso mas é uma forma de tornar o serviço de procura de emprego mais eficiente”.

Fonte: http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/Artigo/CIECO043402.html

Leave a Reply